quinta-feira, 1 de julho de 2021

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

É a capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo considerado inteligente.
A Inteligência Artificial consegue realizar atividades repetitivas, numerosas, manuais, que demandam análise e tomada de decisão.
Existem Inteligências Artificiais que conseguem simular capacidades humanas ligadas á inteligência, como por exemplo: o raciocínio, a percepção de ambiente e a habilidade de análise para a tomada de decisão.

BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

I) MELHORA NA TOMADA DE DECISÃO

Auxilia na simplificação de processos de análise, porque é capaz de organizar e conferir maior clareza a dados "nebulosos" ou "confusos", os quais dificultam o estabelecimento de estratégias.

II) COMODIDADE E ESCALABILIDADE

É capaz de empregar algoritmos para realizar segmentações mais precisas, de modo a sugerir mercadorias sintonizadas com os perfis de consumidores analisados.

Tem alto nível de replicabilidade de processos, porque são capazes de realizar as mesmas análises diversas vezes.

Consegue obter informações relevantes de relatórios de forma rápida.

III) REDUÇÃO DE ERROS, DE RISCOS E DE CUSTOS OPERACIONAIS

Pode ser empregada no monitoramento de máquinas e sistemas computacionais da empresa. Tem a capacidade de prevenir acidentes e danos, de descobrir falhas e outros pontos fracos nos processos da empresa, diminuindo erros e aumentando a eficiência operacional. Isso reduz custos e evita dificuldades para as equipes.

OBSERVAÇÕES

1) Para se alcançar uma Inteligência Artificial Plena (como nos filmes), basta deixar um algoritmo simples se desenvolver por conta própria (opinião dos cientistas);

2) Existem vários dispositivos com Inteligência Artificial, como jogos, robôs, eletrodomésticos, eletrônicos;

3) De acordo com pesquisas publicadas no Deep Mind, a aprendizagem por reforço (o algoritmo aprende a completar uma tarefa, buscando recompensas Pré - Programadas) poderia teoricamente crescer e aprender tanto, que se tornaria uma Inteligência Artificial Geral, sem quaisquer reforços tecnológicos.

TIPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESTREITA

É o algoritmo projetado para realizar uma tarefa específica;

Ex: Prever sua pesquisa no celular, notebook, tablet;

Ex: Localizar objetos, localizar fotos e videos;

Ex: Masterizar um video - game.

2) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GERAL

Poderia entender contextos, sub - textos e pistas sociais, pensa mais rápido, traz soluções eficazes mais rápidas.

PERIGOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1) Se a Inteligência Artificial cuidar das redes militares dos EUA, sair do controle e cismar com a raça humana, poderá roubar para si, os códigos de lançamento de armas nucleares e ordena o lançamento de mísseis nucleares para a Rússia, gerando um conflito militar de escala global.

2) Se a Inteligência Artificial cuidar do tratamento da rede de águas de um Município, sair do controle e cismar com as pessoas daquela região, poderá envenenar as águas do Município e prejudicar o consumo de água potável daqueles consumidores.

3) Se a Inteligência Artificial controlar carros eletrônicos e sair de controle, poderá direcionar com intenção esses veículos para atropelar e matar pessoas nas ruas.

Fontes Bibliográficas:

https://www.totvs.com/blog/inovacoes/o-que-e-inteligencia-artificial/

Ass: Caio Mirabelli (Advogado, Jornalista, Escritor e Conscienciólogo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário